Pessoas Estrategistas
Pessoas estrategistas observam o ambiente e a situação à sua volta, percebem os recursos e as oportunidades disponíveis.
Como Descrever uma Estratégia
Defina claramente o que você deseja alcançar. Faça uma análise SWOT - Forças; Fraquezas; Oportunidades e Ameaças.
Conceito de Estratégia
 
Refere-se à relação entre a empresa e seu ambiente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico). Conjunto de decisões que determinam o comportamento esperado em um período de tempo estabelecido ou determinado. Descreve os fins ou metas que serão alcançadas pelos recursos ou meios.

A estratégia empresarial é uma etapa crucial no processo de gestão, na qual líderes e gestores traçam o rumo que a organização seguirá para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado. São definidos 4 tipos de estratégias. Sobrevivência, Crescimento, Manutenção e Desenvolvimento. Uma estratégia é normalmente estipulada para ultrapassar algum problema, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.

A finalidade da estratégia pode ser entendida como um guia. Este guia tem a utilidade de orientar o pensamento e a tomada de decisões. Num raciocínio estruturado, estratégias são um de três componentes. São precedidas por um objetivo geral e sucedidas por táticas que servem para implementá-las. Basicamente a pessoa estrategista é aquela que consegue coordenar seus recursos, de modo a alcançar seus objetivos com mais facilidade.
Em vez de simplesmente realizar tarefas sem qualquer critério, ela encontra as melhores maneiras de otimizar as atividades, considerando sempre as metas que deseja. Ou seja são meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa.