O que é?
Você sabe o que é Mensagem Subliminar? Talvez não,
mas com certeza já foi vítima dela. A Mensagem Subliminar
é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente.
Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de
mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é
transmitida em um baixo nível de percepção, tanto
auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta
absorção da informação, o nosso subconsciente
capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e
aceitamos-a como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição,
subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente,
ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente
e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada
de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que
entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador
que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
Como Surgiu?
Experimento Vicarista ocorrido em Fort Lee, New Jersey - EUA em 1956
Jim
Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial,
taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases
como DRINK COKE e EAT POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado
a um tipo de projetor de slides que projeta um único slide na
velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado
do projetor do filme - cuja projeção é ao ritmo
de 24 fotogramas por segundo - e fica repetindo a imagem ( sobreposta
ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento.
Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor,
o segundo projetor emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade
de 1/3.000 de segundo. O slide era projetado sobreposto ao filme, rápido
demais para ser percebido conscientemente, mas a repetição
do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público,
aumentando as vendas de refrigerante em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados
caso fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos
comprovaram que o emprego de mensagens subliminares projetadas no campo
visual esquerdo (direcionadas assim ao hemisfério direito do
cérebro) são mais eficazes quando são empregadas
imagens. Wilson Brain Key descreve uma técnica de edição
de imagem que gera um mosaico de impressões visuais, chamado
efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV de
refrigerante, nos quais até quatro tomadas são mostradas
em um só frame, mostrando pessoas e cenários diferentes
o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido,
aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição
em ritmo de vídeo clipe, muitas tomadas ou cenas em segundo,
é um claro exemplo da fórmula proposta:
SUBLIMINAR = > Maior quantidade de informação (dividido
por) < Menos tempo de exposição.
Cérebro
Com o taquiscocópio, provou-se que o cérebro reage à
imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até
1/3.000 de segundo.
Segundo a Semiótica da Cultura, de V. V. Ivanov, o signo, que
possui um significante e um significado, é interpretado pelos
dois hemisférios do cerebrais:
Significado: hemisfério direito - tempo real e imagens concretas
(todo);
Significante: hemisfério esquerdo - abstrações
e estruturas lógicas (partes).
Tipos
Existem
muitos tipos de Propaganda Subliminar
Subliminar Ambiental: Mídia Exterior
Pois
enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível
em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos
nosso carro concentrados , passa despercebido o fundo, o ruído,
a poluição visual indiferenciada, entrópida dos
outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo
subliminar dos anunciantes. Mesmo a colocação dos outdoors
pode ser estratégicamente planejada.
Subliminar Eletrônico: Merchandising
O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro
da programação normal do que nos intervalos comerciais,
burlando assim, os mecanismos de desfesa do consumidor. O Merchandising,
como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido contantemente
usada pelas companhia de refrigenrantes em filmes. Um exemplo seria
o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar.
Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual
urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente
graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento,
movimento ágil da câmera focando os atores em ação
e a edição com rápidos e frequentes cortes nervosos
que estonteiam, como um vídeo clipe. O cenário fundo subliminar
é imperceptível graças à edição
veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóbica
pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver
pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe
subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme.
O Merchandising pode ser definido como toda a inserção
comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não
é um comercial direto do produto. Quem não se lembra de
já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja
cujo rótulo e a marca aparecem claramente na imagem ou então
em uma partida de futebol você notar a existência de várias
placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos.
Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menos aparece
o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se
perceba a sua presença.
Realidade
Real Perigo
Muitas vezes vemos filmes do cinema ou da televisão os personagens
falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação,
hipnotismo e mensagens subliminares.
"A primeira vez em que vi uma explicação
dos poderes da tecnologia de comunicação subliminar foi
num episódio da série policial Columbo. Depois, vi filmes
como They Live, do Carpenter, só tratando da manipulação
subliminar, até chegar no Arquivo X, no episódio "Senha",
no qual são abordados os subliminares governamentais." Flávio
Calazans
Hoje com a atual tecnologia existem sofisticados aparelhos subaudíveis/visuais,
ondas de rádio, etc...que fazem o experimento de Jim Vicary parecer
brincadeira de criança. As mensagens subliminares são
empregadas para ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender
produtos e até eleger Presidentes da República. Existem
grandes empresas que colocam vírus nos computadores que fazem
piscar na tela (efeito flicker) frases como "trabalhe mais rápido",
para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados
instalam som ambiente com frases "sou honesto" e "roubar é errado",
a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos
agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras.
Nem todo o subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes,
os subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias
e traumas psíquicos.
Pratique essa Idéia! Conheça-te a Ti Mesmo!